WIPO Global Awards 2024: Candidaturas abertas

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual lançou a terceira edição dos prémios com vista a valorizar as Pequenas e Médias Empresas e as Start-Ups, à escala global, que façam uma utilização inteligente da sua propriedade intelectual.
Artigos 29/02/2024

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) lançou no dia 15 de janeiro de 2024 a terceira edição do WIPO Global Awards, com vista a valorizar as Pequenas e Médias Empresas (PME) e as Start-Ups, à escala global, que façam uma utilização inteligente da sua propriedade intelectual (PI), como seja de direitos de autor, marcas, patentes, designs, indicações geográficas, entre outros, com os seguintes objetivos:

  • Transformação dos ativos de Propriedade Intelectual (PI) em soluções comerciais rentáveis;
  • Aproveitamento da PI para o crescimento do negócio;
  • Fornecimento de soluções comerciais com impacto na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de março de 2024. O anúncio dos finalistas decorrerá na segunda semana de maio de 2024; os vencedores serão selecionados e notificados em privado até ao fim de maio de 2024 e a cerimónia de entrega dos prémios para o anúncio público dos vencedores e eventos especiais em Genebra decorrerá na segunda semana de julho de 2024.

As atividades inovadoras e criativas das empresas serão colocadas em evidência com o prémio e os criadores, inventores e designers serão reconhecidos em virtude do uso eficiente que fazem dos direitos de PI no âmbito das suas metas de negócio e que concomitantemente beneficiam a sociedade através do aumento dos produtos e serviços inovadores e criativos disponibilizados no mercado.

Como novidade nesta terceira edição do WIPO Global Awards, é dada a possibilidade às Start-Ups de se candidatarem, dando-se o devido reconhecimento ao uso da PI desde o começo da atividade empresarial como meio de alavancar os respetivos negócios.

Os vencedores são convidados a participar na cerimónia de entrega dos prémios e noutros eventos de networking em Genebra, na Suíça, estando as despesas de deslocação cobertas.

Os finalistas e os vencedores recebem ainda promoção internacional, reconhecimento e visibilidade através de várias plataformas, bem como um programa de mentoria personalizado para comercialização de Propriedade Intelectual.

As PMEs que pretendam candidatar-se devem estar registadas num dos 193 Estados-Membros que compõem a OMPI, empregar até 300 empregados, ter um total de vendas anuais até 15 milhões de dólares americanos, ser titulares de pelo menos um direito de propriedade intelectual registado e exportar os seus produtos ou serviços para pelo menos um país.

As Start-Ups que pretendam candidatar-se devem estar registadas há menos de três anos num dos 193 Estados-Membros que compõem a OMPI, empregar até 50 empregados, ter um produto ou serviço inovador associado a direitos de PI, ter apresentado pelo menos um pedido de registo de um direito de PI e/ou ser titular de, pelo menos, um direito de PI registado, estar associada a uma organização de apoio às empresas, como uma incubadora, um acelerador, ou uma entidade semelhante, ter confirmado o seu compromisso com, pelo menos, um cliente comercial e/ou ter concluído uma venda e/ou conseguido um investidor.

 

 


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Áreas de pratica

  • Propriedade Intelectual

Partilhar