Trademark and IP toolkit para a indústria do futebol

A International Trademark Association (INTA) divulgou recentemente o seu World Football Summit Trademark and IP Toolkit, que dá a conhecer estratégias para que todos estejam protegidos e beneficiem com os seus direitos de propriedade intelectual.
Artigos 23/12/2022

A Indústria do Futebol já não vive exclusivamente da venda de bilhetes. As oportunidades para gerar receitas têm transcendido os limites das quatro linhas, levando os clubes de futebol a explorar diversas fontes de rendimento.

Neste âmbito, proteger direitos de propriedade intelectual pode traduzir-se numa importante fonte de receitas. No que respeita ao futebol, os adeptos são particularmente leais aos seus clubes e respetivas marcas, que beneficiam de uma reputação e prestígio dificilmente visto noutras indústrias.

Assim, a proteção destes ativos é extremamente importante para todos os intervenientes da indústria do futebol. Foi neste contexto que a INTA decidiu divulgar o Trademark and IP Toolkit, procurando ajudar os clubes e respetivas marcas a proteger os seus direitos de propriedade intelectual, incluindo:

1 – Nomes, logótipos, brasões e mascotes;

2 – Direitos relacionados com os estádios, tais como os direitos relativos ao seu nome e às marcas em exibição à volta do campo;

3 – Direitos de imagem dos atletas, os seus nomes, aparência e voz;

4 – Direitos de transmissão dos jogos.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Áreas de pratica

  • Direito do Desporto
  • Propriedade Intelectual

Partilhar