SME Fund 2024: candidaturas abertas para apoio à PI

As candidaturas acontecem no âmbito da nova edição do Fundo da União Europeia de apoio à proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual das Pequenas e Médias Empresas, sedeadas na União Europeia e na Ucrânia.
Artigos 23/01/2024

Estão abertas desde 22 de janeiro de 2024 as candidaturas para a nova edição, mais alargada, do Fundo da União Europeia de apoio à proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual das Pequenas e Médias Empresas sedeadas na União Europeia (UE) e na Ucrânia, da iniciativa da Comissão Europeia e administrada pelo EUIPO – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia. O prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 6 de dezembro de 2024, sem prejuízo de o orçamento previsto se esgotar antecipadamente.

O apoio fornecido pelo Fundo da UE consiste na atribuição de vales de reembolso parcial de taxas com a proteção de direitos de propriedade intelectual, como forma de as PMEs, que representam 99% das empresas e são responsáveis por cerca de três quartos do emprego na UE, protegerem os seus ativos intangíveis, atraindo investimento e expandindo-se.

A edição de 2024 conta com o mesmo tipo de apoios dados nas versões anteriores e ainda com a possibilidade de reembolso de custos legais com a redação e registo de Patentes Europeias e com IP Scan Enforcement – nos países com Institutos participantes.

O orçamento estimado para 2024 será de 18,85 milhões de euros para os vales um e dois – IP Scan e proteção de marcas e desenhos – e de 1,15 milhões de euros para os vales três e quatro – patentes e variedades vegetais.

As PMEs podem candidatar-se a cada um dos seguintes vales de reembolso:

  • Vale 1: IP Scan e IP Scan Enforcement a nível nacional (90% de reembolso dos custos);
  • Vale 2: Proteção de Marcas e Designs a nível nacional, regional e da União Europeia (75% de reembolso de taxas) e Proteção de Marcas e Designs a nível internacional (50% de reembolso de taxas);
  • Vale 3: Proteção de Patentes a nível nacional (75% de reembolso de taxas); Taxas de pedido e Pesquisa Prévia a nível europeu (75% de reembolso); e Custos legais com redação e registo de Patentes Europeias (até um máximo de 50% de reembolso ou 2.000€ se a submissão for feita por um representante profissional da lista do Instituto Europeu de Patentes);
  • Vale 4: Proteção de Variedades Vegetais a nível da União Europeia (75% de reembolso de taxas).

Espera-se que nova edição deste fundo da União Europeia seja um grande sucesso à semelhança das edições anteriores.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Áreas de pratica

  • Propriedade Intelectual

Partilhar