Receita n.º 1 – Deixar a Corrupção e Desigualdade Vingar e Prosperar

Corrupção, Fogos e Falta de Transparência - O Cocktail Perfeito para a Mediocridade e Subdesenvolvimento.
Artigos 18/09/2024

Tiago Caiado Guerreiro expressa por palavras próprias “Em Portugal, fala-se muito sobre a corrupção para nada, nada se fazer. A corrupção resulta da falta de transparência dos processos, excesso de burocracia, leis pouco claras que dão a oportunidade aos detentores dos poderes públicos de criar dificuldades para “vender facilidades”. Se fosse fácil e transparente licenciar uma empresa, a construção de um edifício ou explorar um negócio, não existiria corrupção ou seria negligenciável. É claro que isto tornava-nos todos iguais de facto e de direito perante a lei, dando a todos as mesmas oportunidades.

É como os fogos, que muitos têm ignições à noite quando há humidade e está fresco e ninguém tem coragem de meter o dedo na ferida dizendo que são criminosos ligados a interesses pouco claros. Assim, da próxima vez que ouvir algum partido ou agente a dizer que quer criar mais leis e mais inspeções, mais verificações e mais autorizações para garantir que não há abusos ou corrupção, já sabe que está a “cozinhar” uma receita para depois criar o ambiente propício à “venda de facilidades”. E se assim se mantêm “uns mais iguais que os outros”.”.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Partilhar