O pai do meu filho não paga a pensão de alimentos. O que posso fazer?

“Família por Direito” é a rubrica da Caiado Guerreiro onde a team leader do Departamento de Família e Sucessões, Stéfanie Luz, responde a questões sobre a temática.
Notícias 11/12/2023

O dever de prestar alimentos aos filhos funda-se na própria Constituição, no ponto 5 do artigo 36.º, segundo o qual “os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos”.

Se o valor de pensão de alimentos já estiver fixado pelo tribunal poderá intentar uma ação de execução por alimentos, onde poderão ser efetuadas diligências para pagamento da pensão de alimentos, tais como a penhora de vencimento ou de bens do progenitor não cumpridor.

A lei determina que quem estiver obrigado a pagar pensão de alimentos com condições para o fazer e sem cumprir essa obrigação no prazo de dois meses depois do vencimento, seja punido com uma pena de multa até 120 dias. Em caso de prática reiterada é punido com multa até 120 dias ou pena de prisão até um ano.

Consulte o seu advogado para mais questões sobre Família e Sucessões.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Família e Sucessões

Partilhar