Quero fazer teletrabalho, mas o meu patrão não deixa. Posso exigir?

Ricardo Rodrigues Lopes, Advogado e Sócio do Departamento de Trabalho, explica em que casos é que o trabalhador pode requerer o teletrabalho.
Notícias 21/05/2024

A questão: Quero fazer teletrabalho, mas o meu patrão não deixa. Posso exigir?

Trabalhar remotamente tornou-se uma forma comum para a realização de atividades laborais, caso ambas as partes acordem que é possível. No entanto, existem situações em que o trabalhador o pode exigir, mesmo que o empregador não pretenda. Na rubrica “Verdade e Consequência”, uma parceria entre a Revista Visão e a Caiado Guerreiro, Sociedade de Advogados, Ricardo Rodrigues Lopes, Advogado e Sócio do Departamento Laboral, explica em que casos é que o trabalhador pode requerer o teletrabalho.

Assista ao vídeo com a resposta.

A relação entre empregadores e trabalhadores é regulada pelo Direito do Trabalho, que gere os direitos e deveres de ambas as partes numa relação laboral. Contratação de trabalhadores, reestruturações de empresas, transferências de locais de trabalho, processos judiciais, segurança social ou despedimentos, indemnizações por despedimento e todo o tipo de questões relacionadas com a contratação coletiva são alguns dos temas onde o Direito do Trabalho é fundamental.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Direito do Trabalho

Partilhar