Quando é que se considera estar em união de facto?

“Família por Direito” é a rubrica da Caiado Guerreiro onde a team leader do Departamento de Família e Sucessões, Stéfanie Luz, responde a questões sobre a temática.
Notícias 26/06/2023

A união de facto é a situação jurídica de duas pessoas que, independentemente do sexo, vivam em condições semelhantes às dos cônjuges há mais de dois anos.

Só depois de decorrido este período é que podemos afirmar que vivem em união de facto e podem gozar da proteção jurídica prevista. A união de facto pode ser provada por qualquer meio legalmente admissível.

O reconhecimento da união de facto pode ser feito na junta de freguesia onde o casal vive e da seguinte forma:

-Garantir que cumprem as condições – ter 18 anos, viverem juntos como casal há mais de dois anos, não serem parentes e não haver impedimentos por lei;

-Dirigir-se à junta de freguesia e pedir o reconhecimento da união de facto, mediante a apresentação dos documentos necessários;

-Aguardar pela declaração emitida pela junta de freguesia que prova a união de facto.

Consulte o seu advogado para mais questões sobre Família e Sucessões.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Família e Sucessões

Partilhar