Viagens, filhos e autorização de saída do país

Stéfanie Luz, Advogada e Team Leader do Departamento de Direito da Família e Sucessões, esclarece se um progenitor que pretende viajar com o filho pode fazê-lo sem a autorização do outro progenitor.
Notícias 12/09/2023

A questão: Um progenitor pode sair do país com os filhos sem a autorização do outro?

Raptos em filmes de ação, mitos urbanos ou histórias reais, pais que não se entendem ou filhos que são usados como arma de arremesso. Stéfanie Luz, Advogada e Team Leader do Departamento de Direito da Família e Sucessões, explica se é precisa autorização para que um progenitor possa viajar com os filhos para o estrangeiro. “Verdade e Consequência”, uma parceria entre a Revista Visão e a Caiado Guerreiro, Sociedade de Advogados.

Assista ao vídeo com a resposta de Stéfanie Luz.

O Direito da Família e Sucessões regula, entre outros, os processos de divórcio e de partilha de património comum do casal, processos de regulação do exercício de responsabilidades parentais, processos de acompanhamento de maiores, processos de entrega judicial de menor/rapto de menor e processos de mediação familiar, planeamento sucessório, celebração de testamento e testamentaria, deserdação, partilhas de bens judicial e por acordo.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Família e Sucessões

Partilhar