Sócios/acionistas e a responsabilidade pelo atos de uma sociedade

Afinal, qual é a responsabilidade de um sócio perante atos da sua sociedade? Se a empresa assumir compromissos, pode o acionista ser afetado no seu património pessoal? Estas são algumas das dúvidas que muitos empresários, acionistas, gestores e credores de empresas têm.
Notícias 25/04/2023

A questão: Os sócios/acionistas de sociedades comerciais podem ser pessoal e patrimonialmente responsáveis por atos da sociedade?

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio do Departamento de Bancário, Comercial e Societário, explica o que está em causa e o que diz a lei. A rubrica “Verdade e Consequência” é uma parceria entre a revista Visão e a Caiado Guerreiro, que pretende responder a questões jurídicas frequentes.

Assista ao vídeo com a resposta de João Caiado Guerreiro.

A área do Direito Societário visa acompanhar a vida societária de uma empresa. Aborda, a título de exemplo, temas como a constituição, reorganização e reestruturação de sociedades, aumentos e reduções de capital, programas de recompra de ações, processos de seleção e designação de órgãos sociais, assistência aos processos de aprovação de contas e distribuição de dividendos e reservas.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Partilhar