“Era importante era que as acusações fossem rápidas”

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio da Caiado Guerreiro, foi convidado para comentar os desenvolvimentos na Operação "Penálti", que investiga os alegados esquemas alargados de fraude fiscal no FC Porto, SL Benfica e Sporting CP.
Notícias 18/05/2023

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio da Caiado Guerreiro, foi convidado da Bola, Bolatv e Antena 1 para comentar as buscas da Autoridade Tributária (AT), da Unidade de Ação Fiscal da GNR, e da Polícia Judiciária (PJ) que aconteceram nas instalações do Futebol Clube do Porto, do Sporting CP e do SL Benfica, no âmbito da Operação “Penálti”.

A Operação “Penálti” investiga alegadas práticas de crimes de fraude fiscal qualificada, fraude contra a segurança social e branqueamento de capitais, ligadas com a celebração ou renovação de contratos de trabalho desportivo, entre 2014 e 2022, no valor global de mais de 58 milhões de euros. Para além das SAD dos três clubes, que já foram constituídas arguidas, foram realizadas buscas em residências de futebolistas e empresários.

João Caiado Guerreiro:

“Aparentemente procuram provas relativamente a crimes de fraude fiscal e fraude tributária agravada. Aparentemente estão relacionadas com contratos e transferências de jogadores, desde 2014 a 2022, um período longo.

O facto de os clubes terem sido constituídos arguidos é um estatuto que permite uma melhor defesa e dá mais direitos às pessoas que são acusadas. Infelizmente na prática não é visto assim, e isso vai prejudicar os clubes que são arguidos, tal como prejudica as empresas que são arguidas e as pessoas que são arguidas. O que era importante era que as acusações fossem rápidas nestes processos todos. Isso ou a decisão de não acusar”.

Todos os comentários em:


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Direito do Desporto
  • Direito Fiscal

Partilhar