A agressão física e psicológica, a denúncia e a proteção

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio da Caiado Guerreiro, explica como se deve proceder em caso de violência doméstica.
Notícias 20/03/2024

A questão: O meu companheiro ameaça-me e bate-me. Tenho de denunciar ou há outra forma de me proteger?

De acordo com os dados publicados no Portal da Violência Doméstica, em 2023 foram reportadas 30.279 ocorrências à PSP e GNR. Nesse período registaram-se 18 vítimas mortais, 14 mulheres, três homem e uma criança. Um cenário que reflete uma realidade deveras sombria, muitas vezes ainda escondida, e onde o papel do agredido é essencial na hora da denúncia. João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio, esclarece os procedimentos a ter para apresentar queixa, para a proteção e acolhimento das vítimas de violência doméstica. A rubrica “Verdade e Consequência” é uma parceria entre a Revista Visão e a Caiado Guerreiro, Sociedade de Advogados.

Assista ao vídeo com a explicação.

Contencioso e Arbitragem corresponde à área de prática associada à resolução de litígios, visando a defesa dos interesses de pessoas singulares e coletivas em situações de litígio quer a título preventivo, numa fase pré-contenciosa, quer no contexto de litígios em sede judicial ou com recurso a meios de resolução alternativa de litígios como a arbitragem ou a mediação.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Contencioso

Partilhar