“Tudo é rico neste santo país, até os salários mínimos já conseguem tributá-los”

Tiago Caiado Guerreiro, responsável pelo Departamento de Fiscal e Segurança Social da Caiado Guerreiro, defende desagravamento fiscal urgente no IRS Jovem.
Notícias 25/09/2024

O fiscalista, Tiago Caiado Guerreiro, participou num debate na SIC Notícias onde defendeu a necessidade urgente de um desagravamento fiscal não apenas para os jovens, mas para toda a população. Criticou a elevada carga tributária em Portugal, afirmando que o país começa a aplicar taxas fiscais elevadas a partir de rendimentos muito baixos, ao contrário de outros países que só aplicam estas taxas em rendimentos mais elevados.

No debate sobre o IRS Jovem, uma medida que o Governo pretende implementar em 2024, Tiago Caiado Guerreiro alertou para a fuga de jovens e pessoas de meia idade de Portugal devido à sobrecarga fiscal, argumentando que a medida deveria ser estendida a todos os contribuintes. Destacou ainda os elevados custos dos serviços públicos e o aumento do custo de vida, reforçando a necessidade de desonerar progressivamente os impostos sobre os cidadãos.

O Governo já aprovou a proposta do IRS Jovem, com taxas entre 4,42% e 15% para rendimentos até 3.000 euros brutos mensais, apesar de alertas do Conselho de Finanças Públicas sobre o possível impacto negativo no PIB e retorno ao défice. Ironizou sobre a fuga de portugueses, afirmando que em breve “só as pessoas mais velhas ficarão” e que até o futuro TGV facilitará a saída do país.

Assista à Opinião de Tiago Caiado Guerreiro.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Partilhar

  Agendar