O perigo mora na rede – Opinião de Nelson Azevedo na Advocatus

A exposição a crimes praticados na rede é cada vez maior, com a massificação dos pagamentos eletrónicos, a normalização do trabalho remoto, e a desmaterialização dos serviços públicos.
Notícias 10/03/2023

Nelson Azevedo, advogado do departamento de Contencioso e Arbitragem, num artigo de opinião na revista Advocatus:

“A aposta crescente na transição digital, traz, incontestavelmente, enormes vantagens funcionais, comportando, no entanto, riscos acrescidos no que à cibersegurança diz respeito.

A exposição a crimes praticados na rede é cada vez maior, com a massificação dos pagamentos eletrónicos, a normalização do trabalho remoto, e a desmaterialização dos serviços públicos. Esta realidade contribui, sobremaneira, para que não só o cidadão comum esteja à mercê deste tipo de crimes, mas também as empresas e até mesmo departamentos governamentais.

Perante este panorama existem duas abordagens possíveis: a prevenção, por forma a evitar que o crime seja praticado, e a denúncia que visa responsabilizar os criminosos e, com isso, procurar o ressarcimento de eventuais danos para os lesados.”

Leia o Artigo na integra na Revista Advocatus.

 


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Contencioso
  • Contencioso Civil

Partilhar