SEF atribuiu 1.281 Autorizações de Residência para o Investimento

Desde a criação deste Programa foram concedidos mais de 10 mil Vistos, representando um investimento na aquisição de bens imóveis no valor de 6.041 milhões de euros.
Artigos 23/01/2023

O balanço realizado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), referente ao ano de 2022, mostra que no ano passado foram atribuídas 1.281 Autorizações de Residência para o Investimento (ARI).

Desde a criação deste Programa foram já concedidos mais de 10 mil Vistos, representando um investimento na aquisição de bens imóveis no valor de 6.041 milhões de euros. No que à transferência de capitais diz respeito, até à data, foram concedidos cerca de 920 Vistos, totalizando o montante de 720 milhões de euros.

Portugal continua a apresentar soluções para cidadãos estrangeiros que pretendam residir no país, permitindo ainda o reagrupamento familiar.

Com inúmeras opções como os Vistos Gold, Residência para Reformados, Residência para Empreendedores e Start Up Visa / Tech Up Visa, aliadas às excelentes condições climatéricas e a uma apelativa relação entre o custo e a qualidade de vida, Portugal continua a somar pontos no plano internacional e a atrair cada vez mais cidadãos estrangeiros.

A Forbes nomeou Portugal como o país mais barato para se viver

A revista americana Forbes publicou um artigo no início de janeiro de 2023 onde encoraja os cidadãos americanos a demitirem-se do seu emprego e a mudarem-se para um dos países mais baratos para se viver a longo prazo, onde o custo de vida se revela bem mais barato quando comparado ao custo de vida nos Estados Unidos.

Esta opção não se limita a quem tem intenções de se reformar. Estende-se, também, a qualquer pessoa que procure melhor qualidade de vida, onde a segurança e o baixo índice de violência são, também, fator determinante.

Enumerando as razões que tornam Portugal a primeira escolha na lista de países com menor custo de vida, a revista americana começa por mencionar a posição que o dólar ocupa hoje no mercado, aliado às várias opções de Vistos que Portugal oferece para cidadãos estrangeiros.

No que às cidades diz respeito, apontam a cidade do Porto e de Lisboa como aquelas onde o custo de vida é mais elevado face, por exemplo, às cidades de Lagos, Vilamoura ou Tavira, locais com “uma paisagem e arquitetura incrível e repletas de edifícios cobertos de azulejos azuis e brancos”, pode ler-se.

Relativamente ao custo de vida, o artigo aponta 2.800 dólares mensais como o valor de referência para um casal. Esta não é a primeira vez que Portugal é colocado no topo da lista dos melhores países para se viver.

Também a britânica The Economist, em 2022, premiou Portugal em segundo lugar no ranking de “economic winners”, uma classificação que teve por base não só a inflação, mas também o desempenho do mercado da bolsa e a dívida pública de cada país.

Só em 2022 o investimento captado através dos Vistos Gold aumentou 41,9% face ao ano anterior.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Áreas de pratica

  • Direito da Imigração

Partilhar