Prescrição das Dívidas Fiscais

Desafiámos Duarte Moreno Murtinha, Beatriz Ribeiro e Pedro Ranito Chaves, advogados do departamento de Contencioso Tributário, a esclarecer as condições que determinam a prescrição.
Artigos 08/02/2024

As dívidas fiscais podem ser eternas? Quem pode decretar a prescrição da dívida?

De acordo com a Conta Geral do Estado referente a 2022, publicada pela Direção-Geral do Orçamento a 16 de maio de 2023, “a prescrição das dívidas fiscais, em 2022, situou-se em 43,6 milhões de euros, o que representou um aumento de 37,3 milhões de euros (585,8%) relativamente ao ano anterior. O IVA manteve-se, em 2022, como o imposto com maior peso (57,5%) no total do valor da prescrição, apresentando o maior acréscimo do valor prescrito, mais 22,4 milhões de euros (836,5%) face ao ano anterior.”

Desafiámos alguns dos advogados que compõem o departamento de Contencioso Tributário a esclarecer as condições que determinam a prescrição. Conheça as conclusões de Duarte Moreno Murtinha, Beatriz Ribeiro e Pedro Ranito Chaves em:

 


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Áreas de pratica

  • Contencioso Tributário

Partilhar