“Tornar as propinas gratuitas seria mais racional”

Tiago Caiado Guerreiro, responsável pelo Departamento de Fiscal e Segurança Social da Caiado Guerreiro, foi convidado da TSF para comentar as medidas de apoio aos jovens apresentadas pelo Primeiro-Ministro esta semana.
Notícias 07/09/2023

António Costa apresentou esta semana várias medidas de apoio aos jovens. A proposta apresentada inclui a devolução das propinas pagas pelos estudantes do ensino público- 697 euros por ano para as licenciaturas e 1500 euros para os mestrados – por cada ano de trabalho em Portugal após a licenciatura, e a alteração da regulamentação do IRS Jovem. Neste ponto,  os jovens ficarão isentos do pagamento de IRS no primeiro ano de trabalho, no segundo ano pagarão 25% de IRS, no terceiro e quarto anos pagarão 50%, e no quinto ano 75%.

Neste âmbito, Tiago Caiado Guerreiro, Advogado e responsável pelo Departamento de Fiscal e Segurança Social, foi convidado pela TSF para comentar as medidas. O Fiscalista considerou que as medidas são “exequíveis” e o impacto para o Estado é baixo, uma vez que “os jovens nos primeiros anos de vida e de trabalho ganham muito pouco”.

No que diz respeito à medida da devolução das propinas, o advogado considera que terá “um impacto psicológico muito positivo nos jovens”, no entanto, defende que tornar as propinas gratuitas seria mais “racional”, considerando, no entanto, que um reembolso tem “um ganho político maior”.

Leia a notícia no site da TSF.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Direito Fiscal

Partilhar