Sabe que as grávidas têm direitos especiais?

Sandra Jesus, Advogada e Sócia do departamento de Contencioso e Arbitragem da Caiado Guerreiro, explica o regime de proteção na preconceção, na procriação medicamente assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no puerpério.
Notícias 17/04/2024

A questão: Sabe que as grávidas têm direitos especiais?

A Lei estabelece os Direitos e Deveres do Utente dos Serviços de Saúde e veio introduzir no nosso ordenamento jurídico um regime de proteção na preconceção, na procriação medicamente assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no puerpério que confere, de facto, direitos especiais às grávidas, parturientes e puérperas.

Sandra Jesus, Advogada e Sócia do Departamento de Contencioso e Arbitragem, explica ainda que estes direitos são igualmente aplicáveis, com as necessárias adaptações, ao pai, a outra mãe ou a pessoa de referência, e a todas as pessoas que se encontrem na qualidade de Acompanhante. “Verdade e Consequência” é uma parceria entre a revista Visão e a Caiado Guerreiro, Sociedade de Advogados.

Assista ao vídeo com todos os detalhes.

Contencioso e Arbitragem corresponde à área de prática associada à resolução de litígios, visando a defesa dos interesses de pessoas singulares e coletivas em situações de litígio quer a título preventivo, numa fase pré-contenciosa, quer no contexto de litígios em sede judicial ou com recurso a meios de resolução alternativa de litígios como a arbitragem ou a mediação.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Contencioso Civil

Partilhar