Desporto: contratos de sonho ou pesadelo?

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio do departamento de Empresa, Trabalho e Seguros da Caiado Guerreiro, aborda a diferença entre um contrato desportivo e um contrato de trabalho normal.
Notícias 10/10/2023

A questão: O que é um contrato de trabalho desportivo e em que difere dos “normais”?

Quando os “comuns mortais” discutem e pensam sobre desporto, seja futebol, atletismo, Fórmula 1 ou MotoGP, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os milhões incluídos nos contratos. Mas a realidade mostra-nos que nem todos os desportistas são Cristiano Ronaldo, Pedro Pichardo, Max Verstappen ou Miguel Oliveira, e que muitas vezes esses milhões não são uma realidade, sendo que na maioria dos casos os contratos desportivos são bem mais exigentes no que toca aos deveres dos atletas.

São essas exigências e as diferenças existentes entre o contrato desportivo e o contrato de trabalho, que são explicadas por João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio, na rúbrica “Verdade e Consequência”, uma parceria entre a revista Visão e a Caiado Guerreiro, Sociedade de Advogados.

Assista ao vídeo com a resposta de João Caiado Guerreiro.

A relação entre empregadores e trabalhadores é regulada pelo Direito do Trabalho, que gere os direitos e deveres de ambas as partes numa relação laboral. Contratação de trabalhadores, reestruturações de empresas, transferências de locais de trabalho, processos judiciais, segurança social ou despedimentos, indemnizações por despedimento e todo o tipo de questões relacionadas com a contratação coletiva são alguns dos temas onde o Direito do Trabalho é fundamental.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Direito do Desporto
  • Direito do Trabalho

Partilhar