“Assédio é a repetição de comportamentos indesejados”

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio da Caiado Guerreiro, comenta na SIC Notícias o alegado caso de assédio sexual e de conduta imprópria no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra.
Notícias 12/04/2023

João Caiado Guerreiro, Advogado e Sócio da Caiado Guerreiro, comentou na SIC Notícias o alegado caso de assédio sexual e de conduta imprópria no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, esclarecendo o enquadramento legal associado a este tipo de crime.

“Assédio é a repetição de comportamentos indesejados. As pessoas relacionam-se com pessoas que conhecem. Alguém, mesmo que numa posição de poder, diga a outra pessoa ‘eu gosto de si, quer vir jantar comigo?’ não é assédio. Assédio é depois da outra pessoa dizer que não quer, que não está interessada, continuar a insistir”, explica o managing partner da Caiado Guerreiro.

A situação altera-se quando esta “declaração de intenção” é associada uma contrapartida que, em caso de recusa por parte do(a) convidado(a), este possa ficar prejudicado. Nesse caso trata-se de “uso da posição de poder”, o que constitui uma situação abusiva.

“Abusivo é se há esse contexto penalizador, mas isso é um comportamento completamente diferente. Esse punido penalmente e pelas leis laborais que aqui se aplicarão. O simples convite feito uma vez não é assédio. É uma relação normal entre duas pessoas, sendo os dois naturalmente adultos”, finaliza.

Assista ao comentário na SIC Notícias.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Contencioso
  • Contencioso Civil

Partilhar