“As empresas pagariam melhor aos trabalhadores”

Tiago Caiado Guerreiro, responsável pelo Departamento de Fiscal e Segurança Social da Caiado Guerreiro, a proposta da Confederação Empresarial de Portugal de pagamento de um 15º mês isento de impostos.
Notícias 20/09/2023

A Confederação Empresarial de Portugal apresentou uma proposta de pagamento voluntário pelas empresas do 15.º mês aos trabalhadores, isento de contribuições e impostos, no âmbito do pacto social, um documento em discussão com o Governo.

Tiago Caiado Guerreiro, Advogado e responsável pelo Departamento de Fiscal e Segurança Social, foi convidado pela SIC para comentar esta proposta, destacando que a medida beneficiaria em muito os trabalhadores portugueses: “numa altura em que existe um agravamento muito grande das despesas por causa da inflação” o trabalhador “recebia cerca de dois meses”, um alívio para uma situação atual em que “o IRS e a Segurança Social representam metade do salário ou às vezes mais de metade”.

O advogado refere ainda que a entidade empregadora também “beneficiava porque conseguiria pagar melhor às pessoas e estas conseguiriam responder ao aumento da inflação e das taxas de juro”, explica.

Assista ao comentário completo na SIC.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Direito Fiscal

Partilhar

  Agendar