A ineficácia do despejo: um retrato (contínuo) de frustração

Sandra Ferreira Dias, Advogada e Sócia do departamento de Contencioso e Arbitragem da Caiado Guerreiro, escreve no jornal ECO sobre a habitação em Portugal, as situações de permanente crise, e as sucessivas revisões do regime jurídico do arrendamento urbano.
Notícias 11/10/2023

Decorrente da enorme crise que Portugal está a passar em termos de habitação, Sandra Ferreira Dias, Advogada e Sócia do departamento de Contencioso e Arbitragem da Caiado Guerreiro, publica um artigo de opinião no jornal ECO onde explica “um conjunto de reformas de dinamização do mercado de arrendamento e de reabilitação urbana e os mecanismos extrajudiciais que permitem aos Proprietários reagir eficazmente nos casos de incumprimento pelos Arrendatários”.

No mesmo artigo, a advogada realça ainda que foi “criado o Procedimento Especial de Despejo (PED) de modo que a desocupação do imóvel fosse realizada de forma célere e eficaz e, para assegurar a sua tramitação”, mas que “os proprietários que instauram um PED se veem obrigados a aguardar vários anos por uma decisão judicial que lhes permita recuperar o seu imóvel.”

Leia o artigo na integra no jornal ECO.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Áreas de pratica

  • Arbitragem
  • Contencioso

Partilhar