FIFA facilita recursos para o Tribunal Arbitral do Desporto

A partir de 1 de fevereiro de 2023, os intervenientes no futebol podem solicitar apoio judiciário, que cobrirá os custos com o recurso para o Tribunal.
Artigos 06/02/2023

Um Fundo para o Apoio Judiciário no Futebol (FLAF) foi criado na sequência de um acordo assinado entre a FIFA e o Conselho Internacional de Arbitragem Desportiva (ICAS).

A partir de 1 de fevereiro de 2023, os intervenientes no futebol podem solicitar apoio judiciário quando interpõem recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Esta ajuda visa pagar despesas com deslocações e alojamento, assegurar um advogado pro bono, e outras despesas relacionadas com testemunhas, peritos e intérpretes. Com esta medida as partes não terão de pagar taxas de justiça nem outros encargos administrativos e processuais, designadamente os honorários dos árbitros.

A FLAF, financiada com uma contribuição anual da FIFA, estará à disposição de:

– Pessoas singulares que demonstrem dificuldades financeiras e incapacidade para cobrir os custos do processo perante o CAS;

– Clubes de futebol pertencentes a uma associação membro da FIFA e da categoria IV da FIFA table on the categorization of clubs for training compensation, excluindo-se as federações e associações desportivas e demais entidades.

Este acordo, que já se encontra em vigor, minimiza substancialmente as situações em que os atletas não têm acesso ao CAS devido a dificuldades financeiras.


O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

Autores

Áreas de pratica

  • Direito do Desporto

Partilhar