Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Partner


Tiago Caiado Guerreiro

Carreira Profissional

Tiago Caiado Guerreiro colabora com a Sociedade desde 1999, sendo Sócio desde então. Lidera e integra a equipa de fiscal (direitos aduaneiros e impostos especiais sobre o consumo, fiscalidade e consultoria geral, fiscalidade financeira, fiscalidade internacional e de planeamento, imposto do selo, inspeções tributárias, IVA, procedimento e contencioso tributário, tributação da atividade reguladora e tributação regional, local e taxas, arbitragem fiscal). Tiago Caiado Guerreiro tem trabalhado com grandes empresas nacionais e multinacionais em operações de reestruturação relacionadas com os diferentes impostos e com questões que envolvem a aplicação dos Tratados de Dupla Tributação e do direito fiscal comunitário. No âmbito da sua atividade tem também trabalhado ativamente sobre preços de transferência (tanto na fase da redação dos contratos como na fase litigiosa), produtos financeiros e derivados e na titularização de créditos. Tiago Caiado Guerreiro tem-se dedicado à área do contencioso tributário, liderando a equipa de advogados responsáveis por centenas de procedimentos e processos tributários e com uma panóplia de questões substantivas sendo inclusivamente Juiz do Tribunal Arbitral em Matéria Tributário. Tiago Caiado Guerreiro é considerado pelo Chambers and Partners “star perfomer” em Fiscalidade e é também Juiz Arbitral na área Fiscal.

Outra Formação Académica

Curso de Negociação Estratégica (Universidade de Harvard).

Pós-graduação em Gestão e Fiscalidade (Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais da Faculdade de Direito de Lisboa).

Curso de especialização em Direito Fiscal e Curso prático de Contabilidade e Análise de Balanços (Universidade Lusíada Portuguesa).

Associações Profissionais

Tiago Caiado Guerreiro encontra-se inscrito na Ordem dos Advogados Portuguesa (OA) e na Ordem dos Advogados Brasileira - São Paulo (OAB).

Tiago Caiado Guerreiro é membro do Conselho da Indústria Portuguesa, na Confederação Empresarial de Portugal (CIP), exercendo a função de coordenador do grupo de trabalho de Fiscalidade e Competitividade Empresarial. È também membro da International Fiscal Association (IFA), da International Tax Planning Association, da Associação Fiscal Portuguesa, do Conselho Científico da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, do Conselho Científico do Fórum para a Competividade e do VAT Club.

Tiago Caiado Guerreiro é jurado na Ordem dos Advogados nas provas de aferição de Especialista em Fiscalidade cujos requisitos mínimos são: prova de 10 anos de exercício de advocacia em direito fiscal e obra publicada. Além disso, está inscrito como Árbitro Tributário no Centro de Arbitragem Administrativa, intervindo em várias arbitragens exercendo esse cargo.

Docência

Professor convidado das seguintes Cadeiras: Fiscalidade das Instituições Financeiras na Pós-Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras (ISEG).

Fiscalidade do Imobiliário no Mestrado Executivo em Gestão e Finanças Imobiliárias (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa).

Benefícios Fiscais na Pós-Graduação e no Mestrado em Direito Fiscal (Faculdade de Direito da Universidade do Porto).

Publicações e Participações

Tiago Caiado Guerreiro publicou diversos artigos em jornais periódicos e revistas da especialidade, nomeadamente: “Jornal Fiscal”, “Vida Judiciária”, “Diário de Noticias” e “Público”. Tiago Caiado Guerreiro é Autor do livro “O Novo Regime Fiscal das SGPS” publicado pela Vida Económica e é ainda Orador em diversas conferências e cursos de formação. Tiago Caiado Guerreiro é frequentemente solicitado pela RTP, SIC, TVI, TTV, Bloomberg, CCTV - Chinese Channel Television e Al Jazeera TV, a pronunciar-se sobre temas jurídicos.